FICHA TÉCNICA
Situada as portas de Coimbra, no coração da denominação Bairrada, a Quinta da Vacariça, em conversão Biológica, certificação Ecocert em curso, deve o seu nome aos monges Beneditinos e Cistercienses fundadores da abadia da Vacariça e da vinha da Bairrada.
A região beneficia de um clima Mediterrânea com influência Atlântica, que traz frescura aos grandes vinhos da Bairrada.
Este vinho 2010 vem de dois hectares de vinhas da emblemática casta BAGA, plantada numa encosta argilo-calcário exposta ao nordeste, em Tamengos no terroir de Cardosas e de uma vinha centenária com uma variedade de castas autóctones.
Na Quinta da Vacariça as doses de cobra são 5 vezes inferioras ao caderno das cargas da viticultura biológica, graça aos métodos profiláticas (esladroamento, tira dos ramos, desdobramento) e aos tratamentos preventivos assíduos a base de infusões e de decocções de diversas plantas (vime, camomila, urtiga, dente-de-leão, borragem...)
A vindima manual 2010 foi colhida na primeira semana de Outubro (baixos rendimentos de 17Hls/ha) com um estado sanitário perfeito. As uvas são vinificadas em lagares abertos. Este vinho é fermentado com as sua próprias leveduras.
O vinho faz-se principalmente na vinha ; na adega, o trabalho permite unicamente de magnificar o perfil do milésimo.
Após o envelhecimento de 18 meses em barricas de carvalho de 3000L, o vinho é engarrafado sem ser colado nem filtrado.
O que caracteriza este vinho são estes últimos 8 anos na adega, o tempo mínimo e necessário para que este Baga 2010 exprime-se plenamente.
Para apreciar integralmente suas qualidades, este Baga 2010 deve ser servido aos 16°C em copo largo, acompanhado por exemplo de uma posta de atum vermelho, um pernil de borrego assado, uma estufada de boi com puré de batata e trufa preta.